sexta-feira, 1 de junho de 2018

Porque os segmentos sociais deformam o Brasil


Ao analisar as mobilizações de alguns segmentos sociais é possível perceber que, o povo brasileiro ainda não aprendeu a trabalhar em equipe. 
Ficou evidente a falta de organização da sociedade civil quando vimos todos correndo aos postos para garantirem o seus litros de gasolina, pagando preços absurdos enquanto os caminhoneiros demonstravam a sua força coletiva parando  o país colocando o povo e o governo de joelhos para resolverem seus problemas individuais e imediatos.
O que falta para os segmentos sociais organizados e para o restante do povo brasileiro é simplesmente a capacidade de trabalhar em conjunto para se obter resultados coletivos de longo prazo, e não ficar somente lutando por recompensas individuais e imediatas.
Para exemplificar esta realidade basta olharmos e analisarmos uma grande empresa onde, todos trabalham e cooperam com uma única finalidade, ganhar um retorno financeiro no final do mês. Empresários de um lado trabalhando e disponibilizando o capital e os meios de produção necessários para ter lucro, e do outro lado, porém fazendo parte do negócio e cooperando para gerar o lucro, o trabalhador, todos unidos e organizados para conquistar um resultado individual e imediato, um coletivo de pessoas que mesmo sendo diferentes conseguem trabalhar juntas. Em uma organização empresarial existem, pessoas diferentes em postos de trabalhos diferentes, praticando ações diferentes no mesmo espaço territorial, ordens diferentes, líderes com diferentes pensamentos, mas com o mesmo objetivo esta é a realidade de uma organização empresarial.
E é assim que deveria funcionar uma sociedade civil organizada, é assim que deve funcionar um sindicato, é assim que deve funcionar um país. Pessoas diferentes, pensamentos diferentes e ações diferentes, mas com os mesmos objetivos, buscar resultados de longo prazo e coletivos.
O Brasil e todas as suas instituições estão falidas e sucateadas justamente por estarem trabalhando para se obter apenas resultados individuais e imediatos.
E é somente por isso que vemos manifestações de vários segmentos sociais reivindicando suas pautas individuais e imediatas. É só vermos, os caminhoneiros com seu movimento, os evangélicos, os LGBTS, os sindicatos, os políticos, os negros, os pobres e por ai vai à infinidade de segmentos que deformam a sociedade brasileira quando ficam lutando apenas por seus direitos.
Todos estes segmentos só pensam em seus problemas individuais e nas suas recompensas imediatas, e é somente por isso que estamos vivendo este terrível momento histórico. 
A construção de um país soberano, independente e com a capacidade de cuidar do seu povo começa com a organização e com a união desse povo trabalhando para alcançar resultados coletivos e de longo prazo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL O PREÇO DA SUA OMISSÃO?

O trabalhador brasileiro se acostumou a ser omisso, faz parte da cultura brasileira, agir apenas quando a causa é própria e incontestavel...