quinta-feira, 30 de maio de 2019

Informalidade na Economia.



A informalidade, termo usado na Economia para os números que não aparecem no computo geral do que é produzido pela economia do país (PIB), movimentou no ano de 2018, a impressionante cifra de 1.170 trilhões de reais, o que equivale a quase duas vezes (2017), a  produção da economia África do Sul, pais de 60 milhões de habitantes.
Os dados da Informalidade revelam seu avanço no Brasil, pelo 4º ano seguido, segundo o índice de Economia Subterrânea (IES), divulgado pelo Ibre/FGV ( Fundação Getúlio Vargas) o que equivale a 16,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Estas cifras são relevantes, considerando que a “produção” ocorre no paralelo, ajuda as pessoas que por diversas razões utilizam este caminho como opção de vida na questão de sua renda pessoal, mas interfere diretamente nos recursos do governo, porque não pagam um centavo sequer de tributo, impostos ou taxas.
Em se tratando de contas públicas é um desastre, porque, sem arrecadação, o governo federal fica “sem caixa” para fazer investimentos, pagar suas contas, custear a máquina do estado, atender benefícios sociais e etc. Mais ao final deste caminho vai desencadear, ora ou outra, o incremento da inflação.
É preocupante também, sob o aspecto de que a sua existência, revela uma fragilidade do Estado, quanto ao seu papel regulador (no Brasil é muito mais controlador) da economia, onde uma atuação com eficiência resultaria em estabilidade econômica, gerando a livre concorrência, oportunidades de  investimentos em todos os segmentos econômicos, um mercado altamente abastecido e acesso ao consumo à todas as camadas da população.
E o mais grave de tudo é que, a informalidade tem como primeiro sintoma, o não atendimento a todas as oportunidades citadas no parágrafo anterior, reflete no  afastamento de investidores, além de revelar uma economia enfraquecida e o indesejado desemprego.
O mais interessante é que, mesmo com todos os percalços da economia brasileira, com geração de menos emprego a cada ano, a informalidade é um tema que tinha fugido das análises linhas da imprensa há muito tempo, deixando de ser tratada com a devida importância e reflexos que derrama sobre toda a economia, mas este é um motivo para outra análise.  
Escrito por, José Carlos Weil
Economista e Professor. 

Colaborador político e colunista mensal do Blog








Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL O PREÇO DA SUA OMISSÃO?

O trabalhador brasileiro se acostumou a ser omisso, faz parte da cultura brasileira, agir apenas quando a causa é própria e incontestavel...